quarta-feira, 29 de agosto de 2007

ATIVIDADES DESAFIO PARA O 2º ANO

QUESTÃO 01
A história do Distrito Federal é facilmente confundida com a criação de Brasília, a capital do Brasil. Observe as razões nas imagens deste cartão postal:


FONTE: http://www.planetquake.com/aeons/pics/wallpapers640x/aeons-brasilia-collage.jpg

Determine qual a correspondência que há entre o cartão postal e o espaço geográfico do Distrito Federal:

a) A região onde seria assentado o Distrito Federal foi delimitada, em 1892, por uma expedição científica, denominada de “Missão Cruls”, que analisou aspectos da vegetação, do clima, do solo e das redes de drenagem.
b) O deslocamento do Distrito Federal para o centro do país a partir de 1960 conseguiu integrar grandes vazios demográficos ao processo de desenvolvimento nacional e de reconhecimento de áreas vegetais como o cerrado.
c) A região de Brasília pode ser considerada um caso exemplar de cidade construída artificialmente pela decisão do Estado. O seu projeto urbanístico, é um exemplo de ousadia e funcionalidade elaborada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.
d) O distanciamentos foi um aspecto de peso na mudança da capital do país para o interior brasileiro do poder político em relação às elites regionais, proporcionando um isolamento do centro do poder político em relação às manifestações populares.

QUESTÃO 02
A fotografia revela lembranças da fase da economia do Brasil colônia, em que o Estado português passaria a controlar mais diretamente o território e sua produção.

FONTE: http://psg.com/~walter/varig.html

Indique a atividade econômica colonial que está evidenciada nessa fotografia:
a) A exploração das drogas do sertão, que permitiu assentamentos humanos na Amazônia.
b) A monocultura da cana-de-açúcar que explorou a mão-de-obra negra.
c) A exploração do pau-brasil, que permitiu a implantação das capitanias.
d) A mineração aurífera que formou uma rede de centros urbanos, mas com trabalho escravo.

QUESTÃO 03
A origem dos imigrantes que substituíram os escravos foi diversificada, contudo, sua grande maioria veio da Europa, conforme a charge demonstra:

FONTE: http://www.ufpa.br/beiradorio/arquivo/beira29/fotos/charge-imigrantes.jpg

Identifique qual foi a mudança e a vantagem que a vinda de imigrantes europeus promoveu na economia do Brasil no século XIX.

a) Mudança: transição do modelo escravocrata para o livre e assalariado. – Vantagem: o imigrante tinha condições psicológicas para negociar com o patrão melhores condições para exercer as atividades, com isso havia um ganho na produtividade.
b) Mudança: transição do modelo compulsório para o de arrendamento e parceria rural. – Vantagem: o imigrante tinha uma enorme família, e todos os seus membros auxiliavam na capacidade de produção, para assim, aumentar a renda e os resultados agrários.
c) Mudança: transição da exploração do trabalho escravo para a exploração do trabalho servil europeu. – Vantagem: o imigrante ficava responsável pelo seu próprio sustento, até conseguir quitar com o dono da fazenda todas as despesas que gerou com a sua mudança para o país.
d) Mudança: transição do modelo monocultor para o modelo fabril urbano. – Vantagem: o imigrante tinha conhecimento tecnológico decorrente da revolução industrial européia, o que motivou a formação de indústrias de fundo de quintal e exportadoras.

Nenhum comentário: